DERMATOLOGIA FACIAL

A Clínica Iandê, a mais bem equipada do Pará, oferece a você os mais modernos recursos e as mais consagradas técnicas para tratar de sua pele de forma individualizada, preventiva e integrada.

O diagnóstico dermatológico da face, na Clínica Iandê, é complementado com a análise por imagens do 3D LifeViz. Auxilia na prescrição dos tratamentos mais indicados, permite a documentação 3D, simulação de procedimentos e a comparação precisa do antes/depois das aplicações médicas e cosméticas.

MD CODES

MD Codes, abreviação de Medical Codes, é uma técnica de rejuvenescimento e sustentação facial que consiste na aplicação de um preenchedor à base de ácido hialurônico. Ele tem como objetivo promover a harmonia facial e corrigir detalhes, respeitando, sempre, o formato e as particularidades de cada rosto.

O resultado, que é imediato e dura em média de 12 a 18 meses, depende do conhecimento e expertise do dermatologista sobre anatomia e tratamentos associados, além de senso estético para alcançar um resultado harmônico e natural.

LUZ INTENSA PULSADA

Indicada para o tratamento de flacidez e rugas com estímulo de colágeno, de vasos sanguíneos (microvasos da face e colo) e para sardas e melasmas, por meio de energia de luz policromática que produz calor na pele e atinge diferentes alvos.

FLACIDEZ

A flacidez da pele faz parte do processo de envelhecimento e torna-se aparente a partir dos 35 anos. Ocorre a flacidez cutânea em decorrência da falta de fibras de sustentação (colágeno e elastina), em função do envelhecimento ou emagrecimento drástico. Também, a estrutura da face sofre mudanças pela flacidez muscular, mais profunda, e se dá pelo desgaste das fibras de sustentação dos músculos.

Além da idade, existem outros fatores podem acentuar a flacidez: tabagismo, a exposição solar, oscilações de peso, falta de exercício físico e dietas desequilibradas.

PEELINGS

O peeling pode ser químico, com aplicação de ácidos sobre a pele para retirar as camadas danificadas ou de cristal, feito por aparelho que promove a esfoliação da pele por uma ponteira que libera óxidos de alumínio - chamados de cristais. O peeling pode ser superficial, médio ou profundo. Dentre os benefícios estão: reduzir pequenas cicatrizes inestéticas, esconder e corrigir rugas de pequeno calibre, reduzir doenças de pigmentação da pele, que aparecem em diferentes áreas do rosto (melasma ou cloasma). Por fim, melhora a superfície da pele, aumentando a sua homogeneidade e produzindo um efeito evidente de rejuvenescimento.

MMP

Microinfusão de medicamentos pela pele ou IPCA: Indicado para renovar a pele e produzir colágeno. Indução percutânea de colágeno por agulha (microagulhamento).

SKINBOOSTERS

Indicado para suavizar as marcas de expressão e rugas finas, atenuar linhas e sulcos ou melhorar o contorno facial, pescoço, colo ou lábios. São preenchedores leves injetáveis de ácido hialurônico, da linha de produtos Restylane. Agem como reservatório de hidratação de longa duração, de dentro para fora, devolvendo o brilho, a maciez e a hidratação da pele, além de suavizar linhas finas e de áreas especiais, como pescoço e pálpebras. Tratamento: uma sessão com intervalo de 6 meses. Contraindicação: lesões cutâneas no local de uso, alergia aos componentes da fórmula.

RUGAS

As rugas são vincos que aparecem na pele em decorrência do envelhecimento cutâneo pela perda de colágeno, elastina e ácido hialurônico. da elasticidade e tonicidade são o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico. Esse processo de perda da elasticidade e tonicidade é fisiológico, irreversível e evolutivo e tem como causa além do envelhecimento natural, a exposição ao sol sem o uso correto do protetor solar, alterações hormonais, fumo e consumo de bebidas alcoólicas em excesso.

São dois tipos de rugas: as de expressão ou dinâmicas, decorrentes da movimentação dos músculos faciais e se formam ao redor dos olhos (pés de galinha), testa e lábios, e as rugas estáticas, provocadas pelo envelhecimento cutâneo e que aparecem em partes imóveis do rosto.

RELAXAR OS MÚSCULOS

Para relaxar os músculos, melhorar as rugas existentes, prevenir a formação de novas e reeducar a mímica facial, considera-se como o tratamento mais indicado:

TOXINA BOTULÍNICA

Indicado no uso estético, para rugas dinâmicas (causadas pela atividade muscular da face) - rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha - rugas que se formam na região dos olhos, perda de contorno facial. Bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. A toxina botulínica pode ser conhecida por seus nomes comerciais: Botox, Dysport, Xeomin, Neuronox e Prosigne. Tratamento: uma sessão com intervalo de 4 a 6 meses. Contraindicação: lesões cutâneas no local de uso, doenças neurológicas que comprometam a função dos músculos, alergia aos componentes da toxina botulínica. O tratamento com toxina botulínica, também é utilizado para solucionar outros problemas, como hiperidrose (excesso de suor), rosácea, bruxismo, sorriso gengival, enxaqueca, bexiga neurogênica, vaginismo, estrabismo, etc. O tratamento global da face com toxina botulínica, também inclui o tratamento dos músculos do terço inferior da face e a musculatura do pescoço e do colo.

RECUPERAR O VOLUME

Com o envelhecimento, ocorre a reabsorção óssea, a atrofia e deslocamento da camada de gordura e as alterações musculares com menos fibras. Na pele há menos colágeno, elastina e ácido hialurônico, com a mudança nas fibras de colágeno, com alteração na capacidade de sustentação da pele, que fica flácida e com aspecto de “desabamento” da pele causando, uma expressão de raiva, tristeza e cansaço.

Os resultados, são a perda de volume, aumento da flacidez, alterações do contorno facial e aparecimento de sulcos (como o nasogeniano ou “bigode chinês”, os cantos labiais, ao redor da boca e dos olhos), rugas profundas e estáticas. A recuperação destes tecidos (ossos, músculos, gordura e pele) devolve o aspecto de rejuvenescimento. É importante o conhecimento detalhado da anatomia da face, para prescrever tratamentos individualizados, harmônicos e naturais.

Para recuperar o volume, redefinir o contorno facial, preencher rugas profundas e revolumizar lábios, têmporas, bochechas, mandíbula e região abaixo dos olhos, os principais tratamentos indicados são:

OLHEIRAS

As olheiras são manchas escuras ou acastanhadas localizadas abaixo dos olhos e podem ter causa genética, ou através dos fatores adquiridos no decorrer da vida. Podem ser profundas, pigmentares, sanguíneas e vasculares. Olheiras profundas ou estruturais têm causa genética, possuem coloração castanha e a cavidade do globo ocular é mais profunda, criando sombra. Também pode ser formadas pelo envelhecimento natural e rápido emagrecimento.  Olheiras pigmentares ou melânicas possuem coloração amarronzada, é um tipo de melasma, causado pelo acúmulo de melanina na pele fina dos olhos, mais comuns em pele negra e morena. 

As olheiras sanguíneas têm coloração arroxeada e as olheiras vasculares têm cor ligeiramente azulada e a região costuma ficar inchada por retenção de fluídos.

PREENCHEDORES

Os preenchimentos dérmicos injetáveis chamados de “facelifts líquidos”, adicionam volume e apresentam resultados imediatos. Os principais preenchedores e marcas mais conhecidas são: ácido hialurônico (Restylane, Perfectha), ácido polilático (Sculptra), hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) e polycaprolactone (Ellansé).

Ácido hialurônico: Indicado para contorno de face, lábios (contorno e volume), sulcos naso-labiais, sulco naso-jugal (olheiras), rugas faciais e para repor volume em face e mãos. Para a volumização do rosto é aplicado na região dos malares, mandíbula e nas laterais da face. Duração: de 6 a 12 meses. Contraindicações: doença ativa de pele, inflamações ou feridas, alterações de coagulação e alergia ao ácido hialurônico. Não deve ser injetado em uma área onde um implante permanente tenha sido colocado. Dentre os preenchedores cutâneos, o ácido hialurônico é considerado o mais seguro, pois apresenta como antídoto a hialuronidase, que o dissolve e corrige as complicações, caso ocorram. Os demais preenchedores não possuem antídotos.

Ácido poli-L-láctico - PLLA: Indicado para flacidez no terço inferior, contorno de face e sulco nasogeniano, pescoço e colo. O PLLA, preenchedor comercialmente conhecido como Sculptra, ao ser injetado na face, induz a pele a produzir mais colágeno, agindo na sua sustentação e também como bioestimulador. Duração média: dois anos. Contraindicações: lesões locais, alterações de coagulação e alergia ao ácido polilático. Também pode ser usado no corpo, em áreas como face interna dos braços, pernas, abdômen e glúteos.

Hidroxiapatita de cálcio: Indicado para preenchimento de vincos, sulcos e rugas, recuperar volume e redefinir contorno facial em bochechas, ângulo da mandíbula, queixo, têmporas, nariz, bem como em mãos. Gel com efeito preenchedor, composto por microesferas de hidroxiapatita de cálcio, que além de preencher, estimula a produção de colágeno, garantindo uma pele jovial, com maior elasticidade e firmeza. Duração: de 18 a 24 meses. Contraindicação: inflamação ou infecção aguda e/ou crônica na área a ser tratada, hipersensibilidade a qualquer dos componentes, predisposição a desenvolver inflamações na pele ou em pacientes com tendência a cicatrizes hipertróficas ou com distúrbios que causem a diminuição da cicatrização.

Polycaprolactone: Indicado para tratar sinais de idade, especialmente para faces em processo de flacidez. O Ellansé, nome comercial deste preenchedor de rejuvenescimento facial estimula a geração de colágeno tipo I e II, devolvendo a elasticidade e luminosidade à pele, sem mudar a expressão do rosto com resultado natural e duradouro. Além disso, é reabsorvido de maneira uniforme pelo organismo ao longo do tempo, garantindo resultados extremamente naturais. Duração: no Brasil, o produto está disponível em quatro versões com efeitos de duração contínua de 1 a 4 anos. Contraindicação: pacientes com alergias graves, hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes, doença aguda ou crónica da pele (infecção ou inflamação) ou doença autoimune, sensibilidade conhecida à formação de queloides ou cicatrizes hipertróficas e em caso de tratamentos com cortisona. Não deve ser utilizado em ou perto de locais onde foram realizados procedimentos de volumização definitivos. Não há antídoto em caso de complicações.

SKINBOOSTERS

Indicados para suavizar as marcas de expressão, atenuar linhas e sulcos, suavizar rugas finas ou melhorar o contorno facial, pescoço, colo ou lábios, são preenchedores leves injetáveis de ácido hialurônico, da linha de produtos Restylane. Agem como reservatório de hidratação de longa duração, de dentro para fora, devolvendo o brilho, a maciez e a hidratação da pele, além de suavizar linhas finas e de áreas especiais, como pescoço e pálpebras. Tratamento: aplicação em uma primeira sessão, sendo a próxima em 30 dias e a manutenção a cada semestre. Contraindicação: lesões cutâneas no local de uso, alergia aos componentes da fórmula.

LINHAS

As linhas de expressão são marcas causadas pela movimentação repetitiva dos músculos do rosto. Com a idade, ocorre a progressiva perda de colágeno e elastina - responsáveis pela sustentação da pele. O efeito de "pé de galinha" e o "bigode chinês" são dois tipos de linhas de expressão muito comuns, que podem se agravar com hábitos como exposição solar desprotegida, cigarro e álcool.

As linhas de expressão podem aparecer mais cedo, aos 20 anos, nos locais em que o rosto é mais expressivo, como ao redor da boca, testa e olhos. Para evitar o aprofundamento das linhas, adota-se o conceito de Prejuvenation, que trata a pele antes que o envelhecimento se estabeleça completamente, cuidando o quanto antes os primeiros sinais e retardando o envelhecimento.

FIO SILLOUETTE

Indicado para melhora de definição de volume e contorno facial, especialmente nos terços médio, inferior e no pescoço. Age por meio da colocação de ácido polilático em formato de fio, com os cones de ancoragem que atuam nas camadas mais profundas da pele, devolvendo o contorno ao rosto e ao pescoço com efeito de lifting. Duração: de 12 a 18 meses. Contraindicação: lesões locais, alterações de coagulação, alergia ao ácido polilático.

TEXTURA

A pele com textura saudável e aveludada, possui transparência e frescor uniforme, sem manchas e produz gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. As causas podem ser excesso de sol, poluição e estresse, entre outras.

A textura revela a saúde da pele e a Cosmiatria ajuda a recuperar o viço de uma pele radiante.

MANCHAS

Existem diferentes tipos de manchas que podem aparecer no corpo, pois a célula responsável pela pigmentação da pele, o melanócito, reage a diversos estímulos e agressões, produzindo melanina causando as manchas que são agravadas com a exposição excessiva ao sol. Tipos mais frequentes de manchas: melasma, hiperpigmentação pós-inflamatória, éfelides ou sardas. Os tratamentos em geral são associados e dentre os principais estão:

COSMÉTICOS CLAREADORES

Indicados para o preparo da pele e posterior manutenção após os procedimentos. Prescrição personalizada para uso por quatro semanas, antes do início de qualquer tratamento e após os mesmos. Contraindicações: alergias aos produtos, quadros irritativos cutâneos.

FOTONA - Nd:YAG 1064

Indicado para melasmas. Tratamento: em geral, três sessões com intervalo de 30 dias e duração média de 50 minutos. Contraindicações: lesão de pele ativa na região a ser tratada, herpes ativo, doenças inflamatórias de pele em atividade e algumas drogas com efeito fotossensibilizante.

PEELINGS SUPERFICIAIS

Indicados para clareamento de manchas, lesões pós-trauma ou pós-cirurgia. Realizados através da aplicação de ácidos em porcentagens baixas ou substâncias abrasivas, que propiciam uma descamação leve atintindo apenas a epiderme, retirando as manchas e lesões superficiais e rugas finas. Dependendo do caso, são indicados: ácido retinóico, solução de Jessner, ácido mandélico, ácido glicólico e ácido tranexâmico. Contraindicações: alergias aos produtos, quadros irritativos cutâneos.

MESOTERAPIA

Indicada para melasma refratário aos outros tratamentos. Aplicação de múltiplas microinjeções de ácido tranexâmico na derme, diretamente no local afetado. Tratamento: em geral, são dez sessões com intervalos semanais. Contraindicações: lesão de pele ativa na região tratada, herpes ativo, doenças inflamatórias de pele em atividade, algumas drogas com efeito fotossensibilizante.